domingo, 20 de outubro de 2013

DESCOBRINDO LISBOA | MUSEU DA ÁGUA E A ESTAÇÃO ELEVATÓRIA A VAPOR DOS BARBADINHOS



A Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos insere-se num conjunto de quatro núcleos museológicos que fazem parte do Museu da Água: O Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, o Reservatório Patriarcal no Príncipe Real e por último, a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.

Data de 1880 e foi responsável por melhorar a distribuição da água na cidade de Lisboa, utilizando um sistema a vapor (Sistema Wolf) que permitia aumentar o caudal de água disponível, traduzindo-se numa melhoria significativa do volume de água que chegava às casas Lisboetas. Manteve-se a funcionar até meados do século XX.
Hoje transformada em museu, conta a história do abastecimento da água à cidade desde o tempo dos Romanos até aos nossos dias. Fotografias, documentos e equipamentos, testemunham os desafios e as vitórias que Lisboa vivenciou ao longo dos tempos na conquista de água potável para a população.


As zaragatas e brigas à volta do primeiro Chafariz de Lisboa (Chafariz d’El Rei) que alimentava toda a cidade, obrigando à regulamentação do acesso às suas seis bicas. Os Aguadeiros de Lisboa que através de força braçal, transportavam a água às casas de Lisboa. Os projectos de Carlos Mardel para o Reservatório da Mãe d’Água, são algumas das histórias aqui relatadas que nos ajudam a compreender melhor a  história da cidade.

As máquinas a vapor, as caldeiras e as bombas mantêm-se no mesmo local, impecavelmente preservadas. Escadas em ferro forjado e o rio ao fundo guiam-nos numa viagem através do vapor, ferro e carvão, numa aura de esforço humano e inteligência portuguesa.

Situada junto à Calçada dos Barbadinhos, na freguesia de Santa Engrácia, a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos é ainda um edifício imponente e uma marca da arquitectura industrial dos finais do século XIX, de grandes janelas viradas ao rio emoldurada pelo verde dos seus jardins. 


Contactos:
Museu da Água| Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos

Rua do Alviela, 12 (Junto à Calçada dos Barbadinhos)

Telef.: 21 8100215

Aberto de 2ª Feira a Sábado, das 10h às 18h

Transportes: Autocarros 35,104,105 e 107


Sem comentários:

Enviar um comentário