quinta-feira, 4 de julho de 2013

NO BAIRRO DE ALVALADE EM DIAS DE CALOR É DIA DE CONCHANATA !!!


| PT

 
 
 
Não se sabe ao certo quem trouxe o gelado ao mundo. Conta a história que os Árabes, na Sicília, decidiram unir à frescura da neve do monte Etna à doçura de sumos de frutas e mel, descobrindo uma bebida gelada muito saborosa. Mas só no séc. XVI surgiu o gelado numa forma semelhante à dos dias de hoje. Para animar a corte de Catarina dei Medici, em Florença, Bernardo Buontalenti criou o gelado. A forte emigração de italianos no período da Guerra Fria e da Segunda Guerra Mundial fez com que o gelado chegasse aos quatro cantos do mundo. Portugal não fugiu à regra.E muitos italianos fizeram e continuam a fazer história no mundo dos gelados. É o caso dos Gelados Itália:
 
Na Avenida da Igreja, no Bairro de Alvalade, existe uma das casas mais antigas e consideradas de Lisboa na arte de fazer gelados: a Geladaria Gelados de Itália, mais conhecida por Conchanata.
 
 
Propriedade de uma família oriunda do norte de Itália, foi o avô de Michele Tarlattini - o actual proprietário -, o responsável pelo nascimento dos gelados Conchanata. Na década de vinte Quintilio Tarlattini viu-se obrigado a emigrar, escolhendo Portugal como destino. Em Lisboa, fabricava e vendia gelados um pouco por todo o lado. Mais tarde, o filho, Alfo Tarlattini, também veio para Lisboa e juntos trabalharam a arte de fazer gelados inspirados em receitas de família. De tachos e panelas às costas venderam gelados em várias zonas de Lisboa. Passaram pela Feira Popular, por Algés e mais tarde montaram um quiosque na Av. De Berna com o nome “La Conchanata”. Só em 1948 fundaram a actual Conchanata no Bairro de Alvalade.
 
 
Na época o bairro ainda estava em construção. Os tempos eram difíceis e os gelados não se vendiam muito. O negócio iniciou-se de forma lenta. O desafio era grande e as economias e esperanças estavam todas depositadas na nova geladaria. Era preciso inovar, criar algo que atraísse gente, não só pelo sabor mas também pelo aspecto visual. Razão pela qual nasceu a especialidade da casa: a “Conchanata”. Imbuída de um espírito vencedor, hoje é imagem de marca. Trata-se de um gelado servido numa taça em formato de concha, constituído por quatro bolas: três bolas de gelado à escolha e uma bola de nata, cobertas por uma deliciosa calda de morango. Agradável à vista e ao paladar.


 


Desde sempre um negócio familiar com funções bem atribuídas. Hoje é o neto de Quintilio Tarlattini que assume o comando. Um modelo de gestão caracterizado por uma forte união familiar, capaz de ao longo dos tempos superar as adversidades e rumar ao sucesso através de uma qualidade constante no fabrico de gelados. Aqui os homens foram sempre os que dominaram a arte do “saber fazer”, as técnicas para criar um gelado de excelente qualidade. Por outro lado, as mulheres sempre assumiram um papel preponderante na gestão e na criatividade.
 
 
 
 
Para muitos de nós o gelado é uma experiência sensorial de sabores, cores e texturas. Apreciado por pequenos e graúdos, estão normalmente associados a momentos de confraternização e boa disposição. São nutritivos e refrescam em dias de calor. Funcionam ainda como um complemento das refeições, capazes de criar sobremesas inspiradoras à vista e ao paladar. Por vezes são também a dor de cabeça de muitas mães, quando as crianças cheias de felicidade se lambuzam ao se deliciarem com um gelado bem colorido e apetitoso.
 
 
A Conchanata é também uma das casas responsáveis por imprimir animação à Av. Da Igreja. De dia e de noite os clientes esperam pacientemente a sua vez para saborearem um dos gelados Conchanata. Mas é à noite que se sente a diferença. Enquanto a maioria das ruas de Lisboa se encontram desertas, a Av. Da Igreja tem vida. E este facto deve-se em grande parte à Conchanata que na sua simplicidade atrai gente de todos os lados para desfrutarem os sabores que refrescam as noites quentes de Lisboa. Na esplanada ou passeando pela Avenida, grupos de famílias, crianças e jovens animam esta zona de gelado na mão.
 
 
 
 
Os seus gelados são de fabrico artesanal e produzidos diariamente. Há mesmo quem diga que são históricos. São fabricados com frutas naturais, ovos e leite. Não existem corantes nem conservantes. De textura cremosa e consistente, a variedade é grande. Há sabores para todos os gostos. Uns doces, outros ácidos, todos são deliciosos: caramelo, chocolate, baunilha, morango, ananás, doce de leite, kiwi, avelã, coco e maracujá, são alguns exemplos.
 
 
 
A geladaria encontra-se aberta de Fevereiro a Novembro. Desde as 14h até às 23h, os gelados estão sempre a sair. Só fecham à segunda-feira para descanso. Nos meses de Dezembro e Janeiro encontram-se fechados.
Contactos:
Av. da Igreja, 28-A
Tel.:218491741
 
 

 

 
 

2 comentários:

  1. Experimentei. Foi uma enorme decepção.

    ResponderEliminar
  2. Está entre as melhores Geladarias de Lisboa. Prova disso são as longas filas para conseguir um gelado. Experimentámos e gostámos!

    ResponderEliminar